sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RESENHA: O Diário de Mackenzie Blue 1

Nome: O Diário de Mackenzie Blue 1
Autora: Tina Wells
Editora: Pandorga
Links: Skoob
Comparando preços: por R$23,70 na Cia. dos Livros

Sinopse: Quando a menina MACKENZIE BLUE, ou ZEE, como gosta de ser chamada, entra na sétima série, ela sabe que não será nada fácil se adaptar. Não apenas porque está indo para uma série completamente nova, com professores e colegas de classe novos, mas principalmente porque sua melhor amiga, ALLY, recentemente foi morar na França. Ela se comunica frequentemente com a amiga via mensagens de celular e Internet, mas seu sentimento de distância nem por isso desaparece, apenas diminui de intensidade. Para piorar a situação, ZEE acaba perdendo seu diário secreto no primeiro dia de aula. Quando entra na classe para a aula de música, ela vê algumas frases íntimas de seu diário escritas em letras garrafais na lousa. Ela fica completamente apavorada, e começa a pensar: quem poderia estar com seu diário? E, quem quer que fosse, por que estava sendo tão cruel a ponto de expor seus segredos daquela maneira e para todo mundo? Outro problema é que MACKENZIE pretende se tornar uma estrela da música quando crescer, e trabalha muito na criação de uma música para o concurso Teen Sing (um festival de música adolescente) promovido pela sua escola. Infelizmente, a música também estava escrita no diário que desapareceu. E agora? O que ela faria para poder participar do concurso? Será que ela conseguiria compor uma outra música a tempo? Embarque nas incríveis aventuras de Mackenzie Blue e sua turma para descobrir!

Começo essa resenha destacando que, embora seja um livro infantil, O Diário de Mackenzie Blue pode ser lido por qualquer faixa etária. Sua história é simples, leve e se torna um ótimo passatempo.
O Diário de Mackenzie Blue é contado por sua personagem título, Mackenzie, e narra os primeiros dias da garota no ensino médio. Zee, como é conhecida, tem que se adaptar para que seja aceita nesse novo universo. Com sua melhor amiga morando do outro lado do mundo, Zee tem o desafio de criar novas amizades, o de conquistar o garoto por quem é apaixonada, Landon, e o de não ser humilhada pelas garotas mais populares do colégio, Kathi e Jen. Além de tudo isso, as audições para o maior concurso musical  de  adolescentes estão chegando, e Zee vem trabalhando duro para que se saia bem no Teen Sing. O prêmio? Nada mais, nada menos que um contrato com uma gravadora.
Mas, como em toda história, algo ruim acontece: o diário de Zee, que contém músicas e segredos da menina é misteriosamente roubado, e todos se tornam suspeitos de tê-lo roubado. E, para piorar a situação, os segredos de Zee começam a ser contados para sua turma, que não sabe quem poderia estar fazendo aquilo.
Em busca do ladrão, Zee aprende diversas lições, como a de não julgar ninguém e a de não confiar em qualquer um. Entre confusões e amizades desfeitas, Zee enfim descobre quem roubou seu diário. Mesmo estando chateada, a garota decide que brigar não seria a melhor opção, e acaba por deixar o incidente passar.
O livro em si é lindo. A editora teve um cuidado divino com cada detalhe, desde a capa até os desenhos nas páginas, que tornam a leitura mais divertida para as crianças. Além disso, as conversas no bate-papo são representadas como se fossem num computador de verdade. Esse é o primeiro livro da Pandorga que leio, e fiquei encantado com o tratamento que ele teve. A capa dura, a lombada e os detalhes prateados na capa são uma forma de chamar a atenção das crianças, que são o público-alvo dessa série.
Por ser um livro infantil, O Diário de Mackenzie Blue tem uma linguagem mais simples, para que seu público-alvo entenda com clareza a história. Mesmo assim, recomendo a todos que, assim como eu, gostam de uma leitura leve de vez em quando. Foi muito divertido entrar na vida de Zee e seus amigos, e espero ansioso para ler os outros volumes da série.

Gabe | 3/5 

3 comentários:

  1. Gabe, que bonitinho! Às vezes também gosto de uma leitura leve de vez em quando também, meu último alvo foi Amigos Inimigos e o livro é totalmente apaixonante. O Diário de Mackenzie Blue parece ser super fofo, mas agora a lista de livros para ler está gigante :/ Mas no futuro, quem sabe?

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro não.
    A capa dele é muito fofinha.
    E sabe? Livros juvenis sempre nos trazem boas lições.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!