sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RESENHA: Glee, O Início


Nome: Glee, O Início
Autora: Sophie Lowell
Editora: Galera Record
Páginas: 224
Links: Skoob
Comparando preços: por R$15,90 na Americanas
Sinopse: Uma oportunidade única para conhecer os bastidores do colégio McKinley - antes mesmo de o New Directions existir aos olhos do Sr. Schuester - e descobrir tudo sobre os principais personagens da série Glee. Quando Rachel viu Finn com outros olhos pela primeira vez? Como Quinn e Puck começaram seu romance secreto? Quando Mercedes começou a confundir os conceitos de “amigo gay” e “namorado”? E como será que o então amador clube do coral sobrevivia sem um líder destemido? Dica: não era exatamente um sucesso. "Glee - O início" é baseado na série de TV da Fox criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan. Prequel oficial da série Glee, atualmente exibida pela FOX e a partir de julho também na Rede Globo. A série é sucesso desde sua primeira temporada e teve 19 indicações ao prêmio Emmy e 11 Golden Globes.

Comecei a ler Glee, o Início sem pretensão alguma. Talvez fosse por ser um prequel da série, ou por não ser escrita pelos autores da mesma, mas algo não me chamava atenção no livro. Li por curiosidade, talvez, e confesso que foi uma leitura muito agradável.
Somos apresentados ao Glee Club antes de Will Schuester, que era formado por quatro alunos decadentes na escala social do colégio William McKinley: Mercedes Jones, Tina Cohen Chang, Kurt Hummel e Artie Abrahams. Ambos eram ótimos cantores solos, mas juntos não tinham sintonia. Para completar, o colégio estava ficando sem verbas para os programas de artes, e o clube poderia estar com os dias contados. É então que surge Rachel Berry, para tentar salvar o Glee e enfim ser reconhecida no colégio pelo seu talento.
É muito divertido ver personagens tão conhecidos por nós, fãs da série, em situações diferentes, mas senti falta de muitas coisas no livro. Por ser baseado em cima da série, a autora relaxou em relação à descrição dos personagens, tornando-os muito rasos. Nada de novo é apresentado, e senti que estava lendo uma fanfic ao invés de um livro. A escrita da autora também é pouco trabalhada, se tornando algo repetitivo.
Apesar disso, Glee, O Início não é um livro ruim. Fiquei muito feliz em ver personagens negligenciados na série, como Artie e Tina, tendo histórias sólidas no livro. Outros personagens também foram bem explorados, como Santana. Mesmo sendo uma personagem secundária no livro, suas frases eram muito bem aproveitadas. Nenhuma atitude dos personagens me surpreendeu, e isso me deixou um pouco frustrado.
Para quem não é fã da série, "Glee, O Início" pode ser um livro descartável. Apesar de ser uma leitura gostosa, não apresenta nada que já não tenhamos visto na série. Vale a pena ser lido pelo clima nostálgico que traz, nada mais.
A Galera fez um ótimo trabalho com a edição do livro. A capa tem detalhes brilhantes, e não reparei em nenhum erro de português durante minha leitura. A principio, "Glee, O Início" faz parte de uma série, mas a Galera anunciou que não tem previsão para o lançamento dos próximos livros. O jeito é continuar acompanhando a série e, como nos ensinaram, nunca deixar de acreditar.

Gabe | 3/5 

6 comentários:

  1. Amei a resenha. Li em outro lugar exatamente o que você disse, que eles não "apresentam" direito os personagens. Como se o livro fosse feito somente para os fãs da série e não para "leitores normais", mesmo. Gostei do blog, verei outras postagens :}

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha!Ela me ajudou bastante a "conhecer"melhor do que se trata o livro.Meus parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabe! Assim como você, amo a série. Não achava que esse livro irá ampliar meus conhecimentos sobre o seriado mas parece que estava enganada. Parece ser interessante ver nossos amados personagens em situações fora do comum. Talvez eu o leia no futuro.

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha, tenho esse livro mas sempre passo outros na frente, agora me interessei mais

    ResponderExcluir
  5. Adoro a série, não sei quanto ao livro mas a maneira como eles tornam as músicas únicas é incrível, com essa resenha passei a me interessar mais.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que os personagens não são muito bem apresentados no livro, mas acredito que só lerá esse livro quem assisti a série então acredito que esse tipo de discrição é dispensável. Eu gostei do livro, foi uma leitura bem agradável (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!