sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RESENHA: Anjo Mecânico - As Peças Infernais 1

Nome: Anjo Mecânico - As Peças Infernais 1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Links: Skoob
Comparando preços: por R$23,95 no Ponto Frio

Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 

Devo começar essa resenha lhes avisando: estou de ressaca literária. Já estamos na terceira semana de janeiro e, infelizmente, só li um livro e meio até então. Finalmente estou mudando essa situação, e Anjo Mecânico é um dos responsáveis por isso.
Assim como em Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare volta com a temática dos Caçadores de Sombras, dessa vez numa Londres vitoriana. A história do livro se passa ao redor de Tessa, uma jovem novaiorquina que, após ver sua tia morrer, vê que não há nada para ela naquela cidade. Seu irmão, que está em Londres, lhe faz uma proposta, chamando-a para morar com ele. Por estar desolada e completamente sozinha, Tessa é obrigada a aceitar.
Ao chegar em Londres, a garota descobre que a cidade só é bonita nos livros que lê, e que foi seduzida para uma armadilha. Seu irmão, Nathaniel, foi sequestrado, e a vida dele está em suas mãos. Por amor ao irmão, Tessa se entrega às Irmãs Sombrias, feiticeiras que são ordenadas a descobrir o porque da garota ser tão especial. Ao fim, descobrem que Tessa é algo jamais visto até então: a jovem é uma Metamorfa, capaz de se transformar em qualquer pessoa, viva ou morta, ao tocar em um único objeto que pertença à mesma.
Tessa começa a ser torturada pelas feiticeiras, que dizem estar lhe ajudando a controlar seus poderes. Após uma sessão de sofrimento, a garota é amarrada à sua cama, e um homem misterioso aparece em seu quarto. Um conto de fadas, se não fosse pelo tratamento rude dele. Logo descobrimos que ele é William Herondale, Caçador de Sombras e dono do maior ego de Londres. Mesmo que não estivesse em seus planos, o guerreiro salva Tessa do cárcere, deixando as Irmãs Sombrias furiosas.
Em meio a tantos acontecimentos, a história steampunk se desenrola com maestria. Autômatos estão sendo criados pelo Magistrado, um homem misterioso que controla o Clube Pandemônio, um lugar feito para Mundanos e seres do Submundo jogarem com suas vidas. Autômatos não deviam preocupar os Caçadores de Sombras, exceto por um motivo: não existem um ou dois deles, mas um exército, feitos para destruí-los, já que não são criaturas divinas ou demoníacas.
Cassandra Clare mais uma vez me deixou boquiaberto. Comecei a ler Anjo Mecânico sem nenhuma perspectiva, e isso foi algo muito bom, já que me surpreendi com o que li. A autora reutilizou a história dos Caçadores de Sombras, mas trouxe um universo completamente novo para seus leitores. Foi como estar lendo um enredo inédito, visto que existe um abismo de diferenças entre Os Instrumentos Mortais e seu prequel, As Peças Infernais. Ambas as séries têm personagens memoráveis, com personalidades cada vez mais interessantes. Adorei conhecer Jessamine, uma Caçadora de Sombras que detesta ser o que é, por ser uma dama e achar errado mulheres lutarem ao lado de homens. Will e Jem também me surpreenderam, apesar do segundo ter me conquistado com mais facilidade. Tive um baque de primeira impressão com Will, já que o personagem é bem parecido com Jace, mas logo vi que se tratavam de pessoas diferentes.
Para a alegria dos fãs, Magnus Bane também dá as caras no livro. Já não bastasse ser um personagem de destaque em Os Instrumentos Mortais, o feiticeiro se mostra o mesmo que conhecemos, fazendo com que eu goste ainda mais dele. A única diferença notável é que, em Anjo Mecânico, Magnus está envolvido com Camille, uma vampira da alta hierarquia Londrina. É importante que os livros de Cassandra sejam lidos na ordem em que estão sendo lançados, já que, assim como Magnus volta em As Peças Infernais, Camille está de volta em Cidade dos Anjos Caídos, quarto livro de Os Instrumentos Mortais. Um leitor que desconhece esse fato pode se encontrar perdido entre as duas histórias.
Quanto à edição, só tenho elogios à Galera. A revisão foi bem feita, não tive problemas com a tradução e a capa, por sua vez, segue o estilo de Os Instrumentos Mortais. Qualquer fã fica feliz em ver que sua série favorita está sendo bem tratada, e agradeço a editora por tanto se importar conosco.
Termino esta resenha recomendando Anjo Mecânico para todos que, assim como eu, se encontram apaixonados pelo universo de Cassandra Clare. Somos transportados para uma Londres dos sonhos, e a autora foi capaz de transmitir cada emoção sentida por seus personagens. Mais uma vez fui surpreendido, e espero que continue assim durante os próximos livros de ambas as séries.

Gabe | 5/5 ♥

4 comentários:

  1. Apenas mais ansioso para ler a trilogia das Peças Infernais, e a resenha, como te falei antes, só me fez querer fazer isso o mais rápido ainda! haha

    bjs,
    Ray.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabs!

    Estou com um pé atrás em continuar a ler a série dos Instrumentos Infernais por conta da demora que foi terminar o primeiro volume, apesar de a trama ter sido muito boa... Sei lá, ainda fico receosa, ainda mais com a prequel, que se passa em uma época vitoriana.

    Porém, sua resenha foi boa o suficiente para me convencer a dar uma segunda chance aos livros. Vou esperar uma promoção no Submarino para comprar a prequel e lê-la antes de continuar a série, pois me sinto melhor assim.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anjo Mecânico vai ser minha primeira leitura do mês de fevereiro, já estou ansiosa pra ler mais uma perfeição da Cassandra Clare <3

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou ainda mais apaixonada pelos livros de The Infernal Devices do que pelos de Instrumentos Mortais. Não sei como é possível. Amo ambas as séries, mas essa, talvez por se passar antes, em uma época que realmente me soa muito encantadora, sinto que me conquistou mais e mais.
    Will e Jem, Jem e Will, ambos personagens ótimos. E Tess é uma principal que não me irritou (diferente da Clary, em alguns momentos), achei-a bem interessante com o amor pelos livros que ela tem. Compartilho o sentimento, kkk.
    Resenha completa, gostei bastante. Só pelo fato de ser algo envolvendo o livro, de qualquer maneira, mas ela está bem feita mesmo.
    Beijos o/

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!