sexta-feira, 8 de junho de 2012

RESENHA: Cidade dos Ossos


Nome: Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais 1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Records
Links: Skoob
Comparando preços: por R$28,90 no Ponto Frio

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


Cassandra Clare é muito louca!
“Cidade dos Ossos” foi, sem dúvida alguma, um dos livros mais intensos que já li. Comecei a lê-lo sem expectativas, mal sabia sobre a história, mas algo me encantava no que eu tinha ouvido falar. Depois de ler muitas resenhas e ver alguns vídeos sobre a saga, decidi comprar os três primeiros livros de Os Instrumentos Mortais e não me arrependo. A autora conseguiu juntar anjos, demônios, lobos, vampiros, fadas e feiticeiros na mesma história e mesmo assim não se perdeu em nenhum momento.
Numa noite qualquer, Clary e seu melhor amigo, Simon vão para uma balada em Nova York, chamada Pandemônio. Tudo parecia completamente normal: pessoas dançavam, suavam, se beijavam, mas Clary viu e sentiu uma movimentação estranha se direcionando à um local escondido da boate. A garota acaba entrando numa espécie de galpão e testemunha um assassinato, cometido por pessoas que só ela era capaz de ver. Dias depois, acaba tendo uma discussão com a mãe e novamente encontra um dos assassinos que viu no Pandemônio, e que só ela via. Assim, descobre que o nome do garoto é Jace.
A principio, não gostei muito de Jace. Ele tem um ego inflado, respostas na ponta da língua e age como um completo babaca, mas minha opinião mudou muito quando cheguei na metade do livro, já que é compreensível que ele seja assim: aos 10 anos de idade, teve de ver o pai morrer e se mudou para a casa de estranhos.


“- O sarcasmo é o refúgio dos fracos – Clary disse a Jace.
- Não consigo evitar. Uso minha sagacidade para esconder minha dor interna.”
Página 169.


Com Clary foi semelhante, mas acabei gostando dela antes do que imaginava. A personagem foi bem construída, mas é irritante como a autora faz questão de sempre afirmar que Clary é uma menina diferente, que gosta de mangás e desenha. Algumas atitudes da garota também  foram bem questionáveis, do tipo que você sente vontade de entrar no livro e dar uns tabefes na cara dela.


“- Olha quem fala de egoísmo – ela sibilou tão perfidamente que ele deu um passo para trás. – Você não se importa com ninguém além de você, Alec Lightwood. Não é a toa que você não matou demônio algum, você é medroso demais.
Alec pareceu espantado.
- Quem disse isso?
- Jace.
Ele parecia ter levado um tapa na cara.
- Não. Ele não diria isso.
- Ele disse – ela podia ver o quanto o estava machucando, e se sentiu feliz com isso. Mais alguém tinha que sofrer, só para variar um pouco.”
Páginas 288 e 289.


Diferente de @mor, os personagens secundários de Cidade dos Ossos não me encantaram. É como se a autora tivesse se esforçado demais na construção dos principais e esquecido de todos os outros que ajudam a história a andar. Um dos pontos negativos do livro é esse: a falta de carisma das outras espécies que não sejam nephilins.
O sarcasmo é uma das melhores coisas do livro, e 100% desse artifício é usado por Jace. Ele é o único personagem que me fez rir em momentos de tensão. Sua implicância com Simon é algo infantil, beirando ao cômico.


“- Você não tem carteira de motorista e carro? – Alec perguntou a Clary, olhando para ela com ódio mascarado – Pensei que todos os mundanos tinham essas coisas.
- Não com 15 anos. [...]  Pelo menos meus amigos podem dirigir. Simon tem carteira, mas ele não tem carro.
- Mas ele dirige o carro dos pais? – perguntou Jace.
Clary suspirou, encostando-se na mesa.
- Não. Geralmente ele dirige a van do Eric. Para shows e coisas do tipo. Às vezes o Eric empresta para outros fins. Se ele tiver um encontro com alguma garota, por exemplo.
Jace riu desdenhosamente.
- Ele busca garotas de van? Não é à toa que faz tanto sucesso com elas.
- É um carro – corrigiu Clary. – Você só está com raiva porque ele tem algo que você não tem.
- Ele tem várias coisas que eu não tenho. Miopia, falta de postura e uma falta de coordenação assustadora.”
Página 318.


Me decepcionei um pouco não com a história, mas com os erros na tradução e na supervisão dos textos. Algumas frases tem palavras faltando, faltam travessões e algumas aspas não tem fim. São pequenos detalhes, mas que te fazem diminuir o ritmo da leitura. Fora isso, recomendo muito Cidade dos Ossos. Foi uma leitura gostosa para mim, mesmo que não tenha sido rápida. Mal posso esperar para ler sua continuação!


6 comentários:

  1. Resenha muito boa, como sempre ^^ tenho que admitir que tenho uma queda profunda por livros com sarcasmos, por isso que gosto tanto de As Crônicas de Kane(Sadie <3), aqueles que te tira risadas loucas do livro nos momentos mais espantosos, etc... Vou admitir que já queria pegar o livro e sair correndo só pela capa :P mas agora você me deu outra razão e motivo para comprar o livro :)

    @FamiliaVoraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandro.
      O livro é MUITO sarcástico, e ouvi falar que Anjo Mecânico (spin-off de Os Instrumentos Mortais) também segue essa mesma linha. Mal posso esperar para lê-lo, já que ele também tem uma capa tão linda quanto os outros livros. Compre sim, mas não agora, porque o Submarino vive fazendo promoções. Já achei ele por R$9,99!

      Abraços,
      Gabriel.

      Excluir
  2. Resenha ótima Gabe! Também tive as mesmas impressões, só que minhas expectativas já estavam altas por causa da propaganda dos blogueiros e eu não entrei no ritmo da história tão rápido... :x

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO essa série, acho que já te falei isso umas mil vezes, mas é a pura verdade! Cidade dos Ossos foi ótimo para mim, meus personagens favoritos são Jace e Magnus <33 Hahaha (Odeio a Clary)
    Mas com o passar dos livros da série, cada vez vai ficando melhor! Cidade de Vidro é PERFEITO! É o MELHOR na minha opinião! Você deve ler logo, sério! Hahaha

    Á proposito, adorei sua resenha! Muito bem escrita! ;)

    Beijos!
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse faz bastante tempo, mas eu gostei. Acho que ela tem mais chance de "aprofundar" os outros personagens nos próximos livros. Eu lembro que nesse eu nem gostava da Isabelle, mas no terceiro ficaria mais feliz até se a história fosse dela em vez da Clary hUAH ao mesmo tempo que a Clary me irritou muito no terceiro '-'
    mas é um livro bem legal, gostei muito de como a autora relativiza a ideia de vilão

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!