segunda-feira, 4 de junho de 2012

RESENHA: Um Amor Para Recordar


Nome: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 186
Links: Skoob
Comparando preços: Por R$19,80 na Saraiva

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.


Eu juro que nunca assisti ao filme, provavelmente porque não é o tipo de história que eu goste, então pedi o livro de presente para uma amiga e ela me deu. Mas, assim como o filme, fiquei sem vontade alguma de ler o livro e deixei guardadinho numa caixa. Porém, numa tarde sem internet, resolvi que ia ler. Peguei-o e confesso que estava completamente entediada no Capítulo 1, porque eu percebi que era absurdamente diferente do que costumo ler.
Apesar de ter torcido o nariz, o livro me conquistou. A história de Landon e Jamie foi ótima de acompanhar, já que apesar de ser até um pouco clichê, é algo que lhe prende do começo ao fim. Ler a história contada pelo Landon foi outro ponto que me cativou muito, porque provavelmente a história pela Jamie seria aquilo que acontece em muitos livros: entediante e muitos elogios ao rapaz.
A história dos dois fez com que eu sorrisse no começo e chorasse do meio ao fim, em apenas 2 horas. Como Gabriel e o livro @mor, eu também me encantei pelos personagens secundários de Um Amor Para Recordar.  O pai da Jamie, por exemplo, tem um amor pela filha que fez com que eu ficasse encantada e idealizasse algo assim para mim.


“Aquele foi, lembro-me, o momento mais maravilhoso da minha vida.
Passaram-se já quarenta anos, e ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele dia. “Posso estar mais velho e sensato, posso ter vivido outra vida desde então, mas sei que quando, finalmente, chegar a minha vez, as recordações desse dia serão as imagens finais que flutuarão pela minha mente.” - Página 186.



O livro me surpreendeu muito e pretendo ler mais obras do Nicholas Sparks, já que essa é a primeira que eu leio. E já tenho em mente qual vai ser: Noites de Tormenta!


7 comentários:

  1. Oi Thais!

    Tenho o kit de Um Homem de Sorte guardadinho aqui em casa, que ganhei em uma promoção... Sua resenha me estimulou bastante a tirar meu exemplar da estante e começar a ler.

    Beijos,

    Natalia Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia.
      O Nicholas é um bom autor, vale a pena ler. Começa sim, pra mim foi uma leitura bem rápida e prazerosa, espero que pra você também seja.

      Beijos,
      Thaís.

      Excluir
  2. Se eu disser que nunca vi este filme você não vão acreditar né? Mas é verdade, e nunca li o livro tambem, por mais que eu tenha uma obsessão pelos livros de NS. Mas pretendo ler-lo sim, e completar minha coleção principalmente.

    Os romances dramaticos de NC não mudam né? Sempre nos deixam chorando, mesmo se for em um pequeno trecho.

    Gostei da resenha, parabens pela sua primeira Thais.

    Beijos
    http://www.way-2happiness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla.
      Eu também nunca vi o filme, acho que porque não faz muito meu estilo, mas li o livro e adorei. Chorei muito no final do livro, e espero que as próximas obras do Nicholas que eu ler me façam ter a mesma reação. E obrigada pelo elogio!

      Beijos,
      Thaís.

      Excluir
  3. Sempre quis ler um livro do Nicholas, porém TODOS são romances, e dá uma bela de preguiça só de pensar, tipo, eu gosto muito de romance, mas é difícil achar autores que escrevem milhares de livros criativos com histórias românticas, então pensei que pudesse ter muito clichê e isso estragasse o livro, porém sua resenha, que afinal é muito boa, definitivamente me incentivou a ler um romance do Nicholas e daí sim tirar minha conclusão. E com certeza será esse ^^

    Alexandro Vilela ~ @FamiliaVoraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandro.
      Realmente, romances sempre tendem ao clichê, mas não acho que o Nicholas seja tão comum. Nunca li outro livro ou vi os filmes dele, mas tenho a sensação de que não me decepcionarei, porque falam muito bem. E você vai começar bem, Um Amor Para Recordar é ótimo!

      Beijos,
      Thaís.

      Excluir
  4. Pedir o livro de presente e não ler!!! Isto não vale! a estória é linda

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!