sexta-feira, 13 de julho de 2012

RESENHA: Maldosas - Pretty Little Liars 1

Nome: Maldosas - Pretty Little Liars 1
Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 289
Links: Skoob
Comparando preços: por R$19,70 no Ponto Frio

Sinopse: Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.

Para quem acompanha a série de TV, Maldosas pode ser um livro complicado. Eu, como fã das duas versões, conheci a adaptação primeiro e me assustei com o tamanho das mudanças feitas. Pretty Little Liars como série de TV é ótima, mas deixou a desejar quando comparamos com seu livro de origem.
Assim como na adaptação, Maldosas conta a história de 5 garotas que vivem em uma pequena e luxuosa cidade: Aria, Spencer, Emily, Hanna e Alison, líder do grupo e elo que as une. Porém, após o misterioso aparecimento da abelha rainha, tudo muda na vida das amigas, que se afastam com o passar do tempo e acabam esquecendo antigos segredos.
Como se não bastasse a dor de perder a melhor amiga, as protagonistas tem de vencer seus próprios problemas: Aria se envolve com um homem mais velho e descobre uma traição em sua família; Emily está confusa sobre sua opção sexual e com medo de seus pais; Spencer tem um histórico de se apaixonar por namorados de sua irmã mais velha e Hanna sofre com as consequências de sua bulimia, além de ser cleptomaníaca por diversão. A única que sabia de todos esses segredos era Alison, que jurou guardá-los até sua morte. E assim fez.


"Antes de Ali, as garotas se sentiam como as calças  jeans de cintura alta e pregas de suas mães - estranhas e notadas pelas razões erradas. Mas, depois, Ali fez com que se sentissem como as roupas esportivas mais perfeitas do mundo, feitas pela Stella McCartney - aquelas que são tão caras que ninguém pode comprar." - Página 10.


Podemos não admitir, mas todos já passamos por algum dos problemas descritos no livro. A autora acertou em cheio ao abordar temas relacionados à adolescência, e de uma forma tão natural que não pareceram forçados. Cada personagem tem sua personalidade e lida com seus problemas de formas diferentes, como todos nós.
O ponto mais positivo no livro é sem dúvidas a escrita. Sara consegue nos transportar para a vida das quatro protagonistas, mesmo escrevendo em terceira pessoa. Sua habilidade para a comédia também é admirável, e no meio do livro esqueci que a proposta era de ser um chick lit. Os momentos de suspense são narrados com muito cuidado, para que possamos imaginar cada detalhe.
O primeiro livro da série é equivalente ao episódio piloto de sua adaptação para a TV, por isso pode ser um pouco complicado. É como se eu tivesse um deja-vu a cada página virada, mas isso não é um ponto negativo. Muitos elementos existentes em Maldosas não existem na série de TV, e foi isso que me incentivou a continuar com os livros seguintes.
"Maldosas" é mais do que recomendado, embora tenha suas restrições. Caso você não goste de séries grandes, pense melhor antes de ler Pretty Little Liars. A autora acaba de anunciar que serão 12 livros, e 7 já foram publicados no Brasil pela Editora Rocco. Para mim, não passou de uma forma de ganhar mais dinheiro, já que a série poderia ter sido finalizada no 4º livro. É uma pena, já que a história é maravilhosa e séries longas acabam cansando o leitor.


6 comentários:

  1. Oi Gabriel!
    Então, justamente um ponto que vc citou...esses autores estão perdendo a noção de tamanho das séries e continuam com coisas que não tinha necessidade disso. Um exemplo disso é a série House of Night! =P A mensagem que essas autoras passam pra mim é: não sou capaz de escrever algo decente e por isso, vou estender algo que sei que dá sucesso!

    Não li nenhum dos livros. Confesso que não gosto das capas, elas não me atraem. Assisti ao primeiro e segundo episódios da série e tbm não curti! :(

    Pra tramas e segredos entre garotas e um pouco de confusão, fico com GG, hahaha! xD

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabe!
    Não assisto a série de TC ;) mas tenho muito curiosidade em ler os livros da série, que bom que gostou, não tenho medo de encarar série grande (House of Night, tenho todos haha).Bem, adoro livros assim, adorei a resenha!
    Bjs de Uma menina leitora
    http://www.umameninaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou fã da série e sempre tive vontade de ler os livros, mas acaba me dando aquela "preguicinha", pelo fato da série ser imeeensa.
    Mas confesso que fico tentada a ler, primeiro, pela parte da comparação, sabe... As liars na tv serão mesmo AS Minhas liars? (pq minha imaginação é poderosa...rsrs) e por esse lance da identificação que você comentou.
    Farei o possível para ler. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabs!

    Eu terminei "The Lying Game", e possui esse elemento que você pontuou aí, o livro é MUITO diferente da série, omg. Só que em TLG, O FOCO TAMBÉM É DIFERENTE! Eu fiquei muito: OMG, como assim? Mas é verdade!

    Vou ler "Maldosas" esperando que tenha muita diferença na comparação série vs. livro.

    Acho que é um elemento que eles preferem usar tipo, sempre, com a Shepard, não?

    Adorei a resenha!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que quase sempre os livros são melhores do que os filmes e as séries mesmo, quero muito ler esse. :)
    http://textos-e-trechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!