sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RESENHA: Era Uma Vez, Há Muito Tempo Atrás...

Nome: Era Uma Vez, Há Muito Tempo Atrás...
Autora: Bridgit Pasulka
Editora: Nova Fronteira
Links: Skoob
Comparando preços: por R$29,67 no Submarino

Sinopse: Num tom de conto de fadas, Brigid Pasulka utiliza um cenário bastante real como pano de fundo para registrar meio século da história polonesa através da personagem Beata, que cinqüenta anos depois volta à cidade natal de seus avós para resgatar a história de sua família e de seus pais, bem como uma visão diferente de seu próprio papel na Nova Polônia.



Como eu já tinha dito numa caixinha de correio, estava muito ansioso para ler Era Uma Vez, Há Muito Tempo Atrás. Achar o livro por R$14,99 numa loja física foi uma surpresa para mim, e o levei para casa no mesmo dia. Não conhecia a autora, o trabalho da editora e não sabia nada da história. Pois bem, decidi arriscar, e foi um dos melhores riscos literários que corri.
Bridgid Pasulka nos apresenta duas histórias, que se entrelaçam com o passar dos capítulos: a de Pombo e Anielica, jovens poloneses que se apaixonam durante o período da Segunda Guerra Mundial e estão descobrindo como é amar pela primeira vez, e a de Beata, neta do casal que vive nos anos 90 e tem um futuro repleto de insegurança e dúvidas. A principio pode parecer confuso, mas a autora soube encaixar bem os fatos, não deixando fardos soltos durante as narrações.
O livro é realmente um conto de fadas, mesmo que a magia não esteja presente em nenhum momento. O amor inocente que Pombo sente por Anielica, descrita como a moça mais bonita da região, é de arrancar um sorriso bobo a cada página virada. Embora o pai da menina lhe proteja de tudo e de todos, Pombo é determinado e consegue conquistar a confiança da família de sua amada, reformando-lhes o casebre onde viviam e transformando-o em um lar. Os dois se apaixonam e começam a viver um "não-namoro", já que estavam sempre juntos e toda a aldeia sabia do amor que sentiam.
Mas a felicidade é passageira, já que a Segunda Guerra se aproxima e Pombo é obrigado a servir para o Exército do Povo, tendo que deixar sua família, amigos e Anielica à mercê da sorte. A abordagem ao tema é incrível, e vi um lado da guerra que nunca tinha visto: o da Polônia, que tanto sofreu por sua nação. Alguns fatos me deixaram muito comovido, e acabaram mostrando que o conto de fadas era na verdade uma história real.
Já nos anos 90, conhecemos Beata - ou Baba Yaga-, que supera a perda da avó e tenta se adaptar à uma nova vida em uma grande cidade. O clichê de "menina inocente do campo vai para o mundo real" para por ai, e aos poucos descobri como Beata é uma personagem interessante. Sua paixão pelo cinema é divertidíssima, e as personagens que lhe cercam também, como Magda, que se mostra uma personagem profunda e cheia de cicatrizes do passado. Sua relação complicada com a mãe é muito bem explorada.
Assim como seus avós, Beata também vive um romance. Ao se apaixonar por Tadeuz, a menina se vê rodeada por perguntas que nunca se solucionam. Embora seja bartender e seja paga para fazer companhia à uma senhora, Beata não se sente satisfeita com sua vida atual. Por ver os sonhos de outras pessoas se realizando, uma sensação de vazio lhe entristece, já que ela nem ao menos tem um.
Algumas atitudes de Tadeusz e de Beata me deixaram com os nervos à flor da pele. Pude entender o porque de cada um ter tido-as, mas não foi justo para nenhum dos lados. Ele, que tanto fez por ela, é capaz de abandoná-la sem ao menos se despedir. Foram esses momentos que deixaram o livro ainda mais intenso, já que pude sentir as emoções que Beata estava sentindo ao narrar a história.
Não vi grandes problemas na revisão do livro, mas a tradução foi de doer. Muitos termos em polonês foram inseridos nos textos, me deixando confuso a cada página virada. Isso tirou um pouco o encanto da história, já que me sentia obrigado a lê-la com o tradutor do Google aberto. Outro fato que me irritou foi o nome dos personagens, já que o número de Pans e Panis era incontável. Me senti perdido e tive que pausar a leitura para retomar algum tempo depois. Um livro tão bom merecia um trabalho mais bem feito, como o da capa, que é impecável. Não tive uma boa primeira impressão em relação à editora.
Apesar dos pesares, "Era Uma Vez, Há Muito Tempo Atrás..." está mais do que recomendado. Bridgit Pasulka soube me conquistar desde o primeiro capítulo, e isso é uma tarefa bem difícil. Os apaixonados por história devem lê-lo, já que é repleto de informações sobre a Polônia dos anos 40. E, vamos combinar, ninguém resiste a um romance simples e cheio de manteiga derretida!


14 comentários:

  1. Oi Gabs!

    Gostei muito da resenha, como sempre.

    Me interessei bastante a respeito do livro e tenho certeza de que ele vai me ajudar na matéria que estou dando em história, Segunda Guerra Mundial.

    Vou ver se faço dele um pretexto para ler textos paralelos à aula, rs.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas fiquei empolgada com a história parece ser realmente muita boa e o fato de falar sobre a guerra já é um ponto positivo, adoro livros sobre o tema.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante, sou fascinado por História e estou realmente com vontade de ler este livro, quando tiver oportunidade o comprarei. Ótimo post.
    Abç

    ResponderExcluir
  4. que firmeza man, terceiro blog sobre livros que eu pego *-*
    vo anotar sua dica aki e tenta achar
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabe, adorei a resenha! Não conhecia a autora mas me interessei muito, a história do livro parece ser linda.
    Entrou pra minha wishlist haha
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou participando do blog. Para seguir o meu acesse alguma postagem.

    abç

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem interessante e encantador, tenho manias de comprar livros e acabo sem tempo de ler, to vendo que esse vai ser mais um que vou comprar e vai ficar na fila dos muitos que tenho aqui em casa esperando um tempo vago do meu dia. Amei seu blog, seguindo.
    http://www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
  8. pra quem gosta de livros aproveitem que tá barato

    ResponderExcluir
  9. Tem tudo pra ser um bom livro, até pelo que foi transposto na resenha. Curti !


    _
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que ouvi falar desse livro foi vendo teu vídeo da caixinha de correio, não tinha prestado muita atenção nele e só agora finalmente sei do que se trata e fiquei agora com muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Oooi gostei da resenha viu? e às vezes é bom correr esses riscos literários mesmo, quando dá certo é lindo kkk!
    Ah e gostei muito da simplicidade da capa!
    Tô seguindo aqui no bloguito, beijo :*

    ResponderExcluir
  12. Que capa livro esse livro tem !! Gosto demais de correr riscos, eu sempre os corro, compro livros por capas, não leio sinopses (é muito difícil eu lê-las). Gostei demais da resenha, sucesso.

    http://devaneioselivros.blogspot.com
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  13. Adorei o titulo desse livro. Muito sugestivo.
    Uma obra diferente! Gosto de ler resenhas de livros poucos conhecidos.
    Mas bad demais quando existe erros demais né? Cansa a leitura ou nos deixa confusos mesmo.
    Um livro de DEXTER que li tinha erros horriveis

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!