sexta-feira, 31 de agosto de 2012

RESENHA: Qual Seu Número?

Nome: Qual Seu Número?
Autora: Karyn Bosnak
Editora: Novo Conceito

Páginas: 414
Links: Skoob
Comparando preços: Por R$8,81 na Saraiva
Sinopse: Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.


Ganhei "Qual Seu Número" numa promoção do Garota Que Ama Ler, e comecei a ler no mesmo dia em que peguei nele. Confesso que o tamanho do livro me assustou um pouco, já que nunca tinha lido um chick lit de 414 páginas e achei que isso poderia ser um contra, que a história seria arrastada e pouco prazerosa, mas me enganei. Tudo é muito bem distribuído, a narrativa é rápida e o tempo voou enquanto eu estava lendo.
Delilah é uma protagonista muito engraçada, que se vê no dilema já descrito na sinopse: está com quase 30 anos e já teve 19 namorados. Então, ao ler um artigo no jornal dizendo que a média para uma mulher da sua idade é de 10,5 relacionamentos, fica paranoica e promete à si mesma que não passaria dos 20 caras. Porém, um imprevisto acontece: ela é despedida e acaba dormindo com seu ex-chefe, que se torna o vigésimo de sua lista.
Sem emprego e decepcionada consigo mesma, Delilah pega todo o dinheiro que lhe sobrou e parte numa viagem à procura de todos os 18 outros caras com quem já se relacionou - Scott não conta, era uma mulher! -. Em sua visão, um daqueles ex namorados tinha que ser seu amor verdadeiro.
É difícil parar de rir enquanto se lê "Qual Seu Número". Cada namorado tem uma história mais cômica que a outra, e juntando com as trapalhadas que Delilah faz, tornou-se um dos meus livros favoritos.
Mas nem só de comédia o livro é feito. A carga emocional fica por conta dos personagens que cercam a protagonista, como sua mãe. É ela que mantém a filha com os pés no chão e lhe mostra o certo e o errado.


“As coisas não são como nos filmes. Não existe esse negocio de “bum”. Você não está sendo realista quando insiste em esperar que um homem perfeito, que não existe, entre em sua vida. Você vive se envolvendo em coisas que são maiores que a própria vida – ideias, homens – situações mais complicadas do que você realmente consegue ligar, e que a acabam derrubando. Mas tudo o que vem fácil, se vai fácil. Não estou dizendo que você tenha que deixar de viver sua vida, mas você precisa parar de achar que o mundo vai se curvar aos seus desejos, em relação à vida e ao amor. Pare de tornar as coisas tão difíceis para si mesma. Pare de lutar contra tudo na sua vida, desde homens imperfeitos até os abraços que eu lhe dou. Se você relaxar e parar de bater de frente com tudo, você vai perceber que até respirar se torna mais fácil.”
Página 326. 


Alguns dos ex-namorados de Delilah são muito marcantes, e posso citar quatro: o R.O.D, com seu interesse tragicômico; os gêmeos, que Delilah não namorou ao mesmo tempo e o Gostosão, que faz com que a protagonista se meta na maior confusão do livro. 
Embora seja bem escrito, alguns vícios da autora me irritaram bastante. Sua obsessão por escrever no rodapé tirou minha concentração em algumas páginas, já que eu era obrigado a ler as observações e muitas vezes me perdi no texto. Entendo que é uma característica da personagem, mas alguns fatos eram descartáveis.
"Qual Seu Número" é um ótimo passatempo, feito para aquelas tardes chuvosas onde nossa maior vontade é a de dar risadas. Simples, hilário e bem escrito, a história criada por Karyn Bosnak te conquistará rapidamente.
Ah, um último aviso: leia-o em lugares públicos e prepare-se para passar vergonha. A risada é incontrolável!


6 comentários:

  1. Que bom que gostou Gabriel! Eu também me apaixonei por Qual seu Número?, foi um dos meus livros favoritos de 2011! Muito hilário!
    Também me irritei um pouco com os rodapés, mas nada TÃO grave! Enfim, adorei a resenha! <3

    bjs,
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou para ler esse livro já tem um tempo, especialmente depois que saiu o filme em DVD. A resenha me fez ter vontade de começá-lo em breve para comparar com a adaptação.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabs!

    Eu também adorei QSN? !

    Você nunca tinha lido um chick-lit de mais de 400 páginas? O que quer dizer... que Marian Keyes nunca chegou às suas vistas! Que absurdo, moço!

    E não tenha medo dos chick-lits ficarem cansativos, isso quase nunca acontece, hehe.

    Resenha ótima, as always.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse é um ótimo livro mesmo, eu acho que nunca ri tanto lendo um livro igual aconteceu com esse, é super divertido. Preciso assistir ao filme agora!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Já tive vontade de ler esse livro, depois mudei de ideia. Minhas amigas queriam ver o filme, mas eu não quis, já que lá no fundo eu sabia que uma hora eu ia pegar ele.

    A vontade ainda não passou, mas não estou conseguindo encaixar ele na minha imensa lista.

    Abraços e ótimas leituras
    http://somethingaboutbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi o filme mas nunca tinha ouvido falar do livro.... Que legal, vou ler!

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!