sexta-feira, 12 de outubro de 2012

RESENHA: A Mediadora 2 - O Arcano Nove

ATENÇÃO! Esse livro faz parte de uma série e pode conter spoilers do(s) livro(s) anterior(es) na resenha. 

Nome: A Mediadora 2 - O Arcano Nove
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Links: Skoob
Comparando preços: por R$29,90 no Shoptime

Sinopse: Para uma adolescente, trocar de cidade pode ser um trauma. Para Suzannah, a mudança de Nova York para Califórnia está sendo ótima: novos amigos, muitas festas e dois caras bonitões e muito interessantes. Só que um deles é um fantasma. E o outro pode matá-la. Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos e resolver as pendências deles na Terra. A velha casa para onde se mudou com a mãe e o padrasto é assombrada por Jesse, um fantasma jovem e gentil. Como Jesse não liga muito para ela (e, além do mais, está morto), Suzannah se entusiasma com o interesse de Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade. Mas o fantasma de uma mulher, cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad, a atormenta. E a vida de Suzannah pode estar ameaçada. Ser adolescente é complicado. O que dizer de uma garota que precisa dividir sua atenção entre a própria vida e a morte dos outros? 

Após ler A Terra das Sombras, fiquei ansioso para sua continuação, O Arcano Nove. Meg Cabot é muito elogiada por suas obras, e gostei do primeiro volume de A Mediadora. O problema é que fui com muita sede ao pote para sua continuação, e acabei quebrando a cara. O Arcano Nove não me conquistou como seu antecessor, e foi um livro que não vou fazer questão de lembrar por muito tempo.
Depois de Suze ter dado um jeito no fantasma de Heather, as coisas pareceram estar voltando ao normal. Com exceção de Jesse e das aparições de seu pai, a vida da garota ia bem, até que o fantasma de uma mulher aparece para lhe atormentar. A mulher, desesperada, insiste para que a garota avise a um homem chamado Sr. Beaumont que ele não a matou, e é esse o estopim para que o livro aconteça.
É então que Suze vai atrás do tal homem, pois sabe que o fantasma da mulher só ficará em paz quando seu desejo for cumprido. Ao descobrir quem é Sr. Beaumont, Suze também descobre que ele é pai de Tad, um garoto que parecia interessado nela e que possivelmente ele seja um vampiro. Isso poderia ser um problema, mas seu trabalho de mediação precisava ser feito, por isso a garota seguiu em frente.
Ao pesquisar mais sobre Sr. Beaumont, Suze e seus amigos descobrem que alguns desaparecimentos são ligados ao homem, que é dono de grandes empresas. Em geral, as pessoas desaparecidas eram ambientalistas que iam contra as construções empresariais do homem. Mesmo sabendo de tudo aquilo, Suze ainda tinha dúvidas: o que acontecia com aquelas pessoas desaparecidas? Morriam?
Devo dizer que o mistério não foi bem criado. Realmente, Meg me surpreendeu com a reviravolta que escreveu, mas não me agradou. Esperava algo mais forte, criativo. No fim, senti que estava lendo uma história do tipo "O culpado é o mordomo", já que foi quase isso. Os personagens foram mal utilizados, e poucos momentos foram realmente legais, como os trechos em que Suze conversava com Jesse e a visita à casa de Pru.
Também achei o nome do livro confuso. Para quem não sabe, Arcano Nove é uma carta de tarô, que acabou não tendo muito a ver com a história. Outros títulos ficariam melhores, já que O Arcano Nove é citado pouquíssimas vezes durante o livro e não tenha sido algo realmente importante para o decorrer da história.
Por ser um livro antigo, - sua primeira edição foi lançada em 2001 - não me senti muito no universo criado por Meg. Diferentemente do seu antecessor, O Arcano Nove tem muitas referências à coisas atuais para a época, e utiliza muitas expressões que, para nós, estão quase mortas. Hoje, ninguém diz que alguém surfa na internet, mas a expressão é usada com exaustão no livro. Esse é um dos meus medos com livros atemporais, já que a linguagem usada não vai durar para sempre, e em pouco tempo se tornarão livros velhos, mesmo com um lançamento tão recente.
Embora tenha me ganhado com A Terra das Sombras, Meg me decepcionou em O Arcano Nove. Continuo indicando o primeiro livro para quem me pedir recomendações, mas direi que, mesmo que tenha gostado do primeiro, o segundo não é um mar de rosas. Não quero que odeiem a série, pelo contrário. Meg Cabot criou um universo divertidíssimo no primeiro livro de A Mediadora, mas não soube manter no segundo volume. Espero que os próximos livros se recuperem dessa leve queda de qualidade, e que Suze continue chutando muitos fantasmas.


5 comentários:

  1. É uma pena que não tenha gostado desse segundo livro, eu gosto bastante de toda a série e já li há algum tempinho então não me lembro muito bem quais são os melhores livros da série, mas continue lendo, a série melhora bastante nos próximos livros!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que não tenha gostado de Arcano Nove, eu adorei. A Reunião, o próximo volume é o que menos gosto :( Mas a partir do quarto volume aposto que você não vai querer mais largar a série. Eu adorei A Mediadora e já faz alguns anos que li e ainda tenho recordações realmente boas sobre a série. Não desista por causa deste volume, porque os outros livros valem MUITO a pena! (:

    beijos
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Na verdade Suze se atrapalhou, a mulher para procurar Red. Ela é que concluiu que era tal pessoa, mas enfim, não parar de soltar spoiler aqui.
    O Arcano Nove pode ter sido inferior ao primeiro livro, mas calma a série é muito boa e só tende a melhorar, mas tenha em mente que muitas vezes apenas Jesse salva esta série, fato ://

    ResponderExcluir
  4. Gabe, eu queria tão ler essa série, cê sabe como nunca li nada da Meg :I Ia comprar, mas não passou no cartão aasoijoajeoa ): Quando tiver uma promoção bombástica, e eu compro o/

    Beijos estrelados
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara, sábado agora eu tava no Clube do Livro Saraiva RJ vendo a Frini falar dessa serie e pensei, ela deve ser muitoooo boaa, e botei na minha lista,mais fiquei preocupado com a sua resenha rsrsrsrs, as colocações que vc apontou costumam me desanimar na leitura, mais vamos ver né tem varias series que eu fiquei meio assim no vol. 2 e depois elas bombam rsrsrs

    Boa Resenha ^.~

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!