sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RESENHA: Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais 3


ATENÇÃO! Esse livro faz parte de uma série e pode conter spoilers do(s) livro(s) anterior(es) na resenha. 


Nome: Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais 3
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Links: Skoob
Comparando preços: por R$25,11 no Ponto Frio

Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 


Dando continuidade à história dos Caçadores de Sombras, Cidade de Vidro é o livro certo para fechar com chave de ouro a primeira trilogia de Os Instrumentos Mortais. Confesso que tive receios sobre o livro, já que Cidade das Cinzas teve uma leve queda de qualidade e isso poderia refletir em seu sucessor, mas felizmente não aconteceu. O terceiro volume da série é, sem dúvidas, o melhor até agora. É incrível como Cassandra mantém enredos dos livros anteriores e insere novos de uma maneira que poderíamos considerar impossível. Todas as perguntas deixadas em aberto são esclarecidas nesse volume, deixando a série aberta para uma continuação.
Após descobrir que pode salvar a mãe, Clary decide sair a procura de Ragnor Fell, o feiticeiro que aplicou um feitiço em Jocelyn para que a deixasse em coma. Mas, para que isso aconteça, a garota precisa ir a Cidade de Vidro, e Jace não fica nada feliz com a ideia. Clary, ciente dos poderes que tem, ignora o que Jace diz e entra em Idris, abrindo um portal sozinha e levando consigo Luke.
Ao chegar na Cidade de Vidro, Clary descobre que as coisas não são tão fáceis quanto achou que seriam e é obrigada a ficar hospedada na casa de Amatis, uma estranha que só Luke conhece. Um novo personagem também é inserido na história: o sedutor e misterioso Sebastian, que se dispõe instantaneamente a ajudar Clary em sua busca pelo feiticeiro.
Tive que parar a leitura de Cidade de Vidro diversas vezes para respirar. Cassandra cria tantas reviravoltas que é impossível não ficar ansioso para descobrir o final do livro. Nada foi desperdiçado, desde personagens a lugares. A autora não teve medo de matar personagens importantes, tudo para que a história terminasse sem fardas soltas. Algumas mortes foram de partir o coração, mas foram necessárias para o desfecho.
Adorei o destaque que Isabelle e Magnus tiveram nesse volume, visto que em Cidade das Cinzas ambos ficaram apagados. Os dois tiveram enredos sólidos, e mostraram ser personagens muito fortes, que precisam ser mais explorados nos próximos livros.
O último capítulo foi um turbilhão de emoções para mim. A autora soube criar um final divino para seus personagens, me deixando ainda mais ansioso para ler sua continuação, Cidade dos Anjos Caídos. Tenho certeza que Cassandra não vai me decepcionar, assim como não me decepcionou nesse volume. 


12 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros dessa série, mas vontade é o que não falta!
    Gostei muito da sua resenha!

    Beijos.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  2. O poder da tia Cassie é tão grande que só lendo sua resenha, fui relembrando e arrepiei aqui ~ ou é porque o ar condicionado está ligado, mas prefiro a primeira opção. Cidade de Vidro é tão... Perfeito. Meu coração quebrava algumas horas, principalmente quanto ao Jace, mas ai ia lá e costuravam para ele ser esfaqueado mais uma vez cruelmente.
    Estou achando que Cassandra já está no clube-de-autores-que-matam-personagens-para-fazer-os-leitores-surtarem. Apenas acho. E o final, o desfecho do livro foi tão... Acho que meus livros estão me chamando para uma releitura, realmente.
    Adorei a resenha, falou muito bem os pontos do livro e tudo mais ;)
    Beijos,
    Vitória - Shake Your World

    ResponderExcluir
  3. Gabe, seu lindo!!!
    Obrigado por trazer uma resenha legal desse livro.
    Ás vezes quero comprar os livros da trilogia outra já não quero.
    Pois sei que sempre um dos livros tem uma qualidade baixa :(
    Acho que tua resenha conseguiu me animar outra vez, vou comprar antes que mude de ideia.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz quando vejo uma série que empolga tanto os leitores! Infelizmente ainda estou no primeiro volume ("Cidade dos Ossos"), mas pretendo correr para alcançar todos os livros da série e spin-offs.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou, isso quer dizer que gostarei também!
    Esses livros estão em bastante evidência e a trilogia, se não me engano, é ótima!
    Parabens
    bjs

    http://leituradeouro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro dessa série, mas já li varias resenhas que me deixaram muito curiosa! Não li a resenha inteira por ter spoilers e porque eu não li os primeiros, então não sei o que se passa nesse livro...
    Adorei o blog! :)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Cidade de Vidro foi com certeza bem melhor que o livro anterior e concordo que seja o melhor da série atoe agora. Preciso ler a continuação o/

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. E aí não disse que ia gostar de CdV! Hehehe É muito bom né? Para mim o melhor, ainda bem que gostou! ;) Agora o próximo é CoFA!!!!! Espero que goste também! ;)

    beijos,
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. to querendo muito ler mas ainda nem comecei ://
    gostei do blog, continua assim (:

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabs!

    Nem li a resenha, porque ainda não li Cidade das Cinzas, então fiquei com medo de ter algum spoiler, rs.

    Mas cara, seu layout está tipo, tuuuuuudo de bom *-*

    Adorei, mesmo!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não, ela não decepciona!Cassandra escreveu uma série maravilhosa e ela é uma das minhas favoritas, sem dúvidas!

    Espero que leia Cidade dos Anjos Caídos em breve! É MUITO bom!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  12. GENTE IAHSJDEAJERJ Esse livro é tão <3333333333 O meu preferido é Cidade dos Ossos, e depois vem ele. [SPOILER] Cara, naquela hora lá que tá tudo explodindo mas eles continuam se beijando LÇWENKLWÇKTCNLÇREKNMÇTEL GRITEI MT. [SPOILER] Por favor, alguém me doe Cidade dos Anjos Caídos, obg :c

    Tiau, Gabe xoxo
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!