sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RESENHA: Imaginário Feminino


Nome: Imaginário Feminino
Autora: Camille Thomaz Labanca
Editora: Dracaena
Links: Skoob
Comparando preços: por R$25,90 (frete incluso) no site da autora

Sinopse: O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história. Este universo jamais será desvendado: “Fato.” Pois bem, saiba que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas desse livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens (aparentemente) tão cotidianas que atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.” Atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, dos que estão em pleno prazer, ou, ainda, daqueles que se apaixonarão: nada de meio termo, todos estarão envolvidos. As histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes leia por duas vezes uma mesma passagem, terá diferentes interpretações: “Aceite o desafio.” A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário. Utilizou de coisas simples para dar uma oportunidade para a reflexão e o desabafo; de encontrar o nosso “eu” — a tanto escondido, que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem, mesmo que simples, traz a mensagem subliminar: “Desvende.” Camille Thomaz pode ser jovem e uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças a bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Essa é uma obra voltada à todos, seja para amar, pensar... Ou jamais esquecer: “Não duvide.”


Quem visita o blog periodicamente deve ter notado um banner na coluna lateral, anunciando uma autora e seu livro: Imaginário Feminino, de Camille Thomaz Labanca. Por um pedido da própria, ajudei a divulgá-lo, mesmo que ainda não tivesse lido o livro. Algo me dizia que não me arrependeria, e confesso que minha intuição mais uma vez acertou. Camille, em seus contos, faz com que nos sintamos dentro de suas pequenas histórias.
De início, somos apresentados à Larissa, uma mulher cheia de receios, desilusões amorosas e muitas histórias boas para contar. É ela que nos introduz ao imaginário feminino, um universo tão interessante e, admito, difícil de se entender. Ao lado de Larissa, partimos numa viagem que aborda nossos sentimentos mais profundos, como a dor da perda e o nervosismo ao amar alguém. Todos nós passamos por situações parecidas, e por isso me identifiquei tanto com as mensagens que a autora quis passar. São contos pessoais, que podem ter diversos significados para uma única pessoa.
E, apesar do título, o livro não é direcionado ao público feminino. Gosto de dizer que a literatura não tem gênero, e que você lê o que se sente bem lendo. Eu, como homem, não senti em nenhum momento que a autora estivesse direcionando seus contos para um único público. É claro que alguns contos são mais delicados, mas nenhum é exclusivo para um grupo.
Por sua vez, a edição é linda. A capa traz um clima de mistério, de desejo, e sua diagramação foi bem feita e não dificulta na leitura. Pude perceber alguns parágrafos a mais, e esse é o único ponto em que a editora pode melhorar numa edição futura. Tirando isso, a equipe que trabalhou no livro está de parabéns.
Embora seja pequeno, Imaginário Feminino é um livro para se ler aos poucos. Cada conto narra situações diferentes, que envolvem assuntos do nosso cotidiano, e que podem com facilidade ter acontecido conosco. Usando as palavras da minha amiga Natalia, do blog Páginas Encantadas, é um livro de cabeceira, do tipo que você relê em diferentes momentos de sua vida e está sempre tendo um significado diferente. Camille soube utilizar as palavras certas para transmitir todos os sentimentos que o livro nos mostra.
Sem sombra de dúvidas, Imaginário Feminino é um dos meus preferidos de 2012. Camille, além de amiga, agora é uma inspiração para mim. Conhecer o imaginário feminino foi uma viagem maravilhosa, que espero poder repetir em um próximo livro da autora.

Gabe | 5/5 

5 comentários:

  1. Best se a Tyra banks visse essa capa ela gritaria: F I E R C E. esse olho está totalmente encaixado no smize. Adorei a resenha e principalmente a fonte da capa. bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou discordar humildemente, desculpa. Acho que Literatura tem gênero (às vezes classe, raça, etc). Acredito que os temas são universalmente apreendidos diante de uma obra, mas as nuances só serão captadas pelo grupo para o qual a alma da história é destinada, consciente ou inconscientemente, pelo autor(a).

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lindo o Blog :) Seguindo o seu Blog lá do ORKUT...segue o meu blog também http://memorialdaatrizmariapadilha.blogspot.com.br/ OK??

    att!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto o lay novo, que lindo! (Shame On me!)

    Eu acho esse livro bem bonito, apesar de lembrar um pouco Sob a Luz dos seus olhos. Concordo com vc com essa questão de gênero. Meu namorado lê chick-lits sem problema nenhum. É a mesma coisa que ele dissesse pra mim que Senhor Dos Anéis é de "menino". Ia ficar bolada, rs.

    De qualquer forma, se tiver oportunidade, darei uma chance para o livro da Camille!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  5. Awn, Gabe, que lindo ❤ Já tinha visto pessoas comentarem sobre esse livro, mas nunca parei para prestar atenção. Imaginário Feminino com certeza será uma das minhas próximas leituras, quando eu tiver dinheiro e tempo, comprarei ele haha

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!