sábado, 5 de janeiro de 2013

Quatro Contra Um #3 - Starters



"Quatro Contra Um" é uma coluna com a proposta de resenhar livros de uma forma descontraida.

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neuro chip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado.


Antes de tudo, eu nem sei que rumo a coluna tomou, porque eu andei meio ocupado e o Gabe nem fez o favor de cobrar de mim, chato define. Qualquer coisa, o cobrem (se tiverem gostado, claro).

Quero dizer que, infelizmente, Starters não tem filme e nem foi confirmado como um, então... Mas só queria falar logo de antemão que eu NECESSITO de filme com esse livro porque gostei bastante. É algo diferente, e o melhor de tudo, quando olhei pra capa do livro ela me deixou cego. PS.: Meu livro está emprestado e faz tempo que li. Qualquer erro, desculpem-me.



Motivo Positivo #1: Diálogos rápidos.
Você gosta de lenga-lenga? ENTÃO ESTÁ LENDO O LIVRO ERRADO, MEU CARO. Isso mesmo o que você ‘ouviu’, ‘Starters’ tem uma linguagem bastante rápida e fácil de compreender. Afinal, a partir do primeiro capítulo, a história te envolve de um jeito incrível. Uma coisa que me esqueci de mencionar: NÃO VÃO PELA SINOPSE! Vi gente desistindo de comprar/ler por conta da sinopse, e por compararem com ‘Jogos Vorazes’. Por favor, é algo totalmente diferente. Numa LA destruída, Starters são os jovens abaixo de 18 anos, e Enders são os idosos. Em Beverly Hills, temos a Prime Destinations, onde o jovem que quiser ser ‘vendido’ para um Ender pode ir ganhar dinheiro com isso (No caso, vender o seu corpo. Que delícia hein, ter um velho controlando seu corpo). E é nesse sentido que nossa protagonista, Callie, toma esta decisão para salvar o seu irmão que está doente. (O engraçado, é que na maior parte do livro, a louca o abandona e ele ainda continua vivo no final).



Motivo Positivo #2: Armas.
Armas, armas! Gente, eu fui ler o livro pensando que ia ter aquelas armas supertecnológicas por conta da época em que o livro se passa, mas nada havia mudado. A única coisa de ‘diferente’ foram os cassetetes elétricos dos policiais, coisa que eu acho que já deve existir. As armas usadas pelos personagens são comuns, como pistolas - isso mesmo, arma de fogo, POW! - A Ender que compra Callie pretende destruir algumas pessoas, por conta do que sua neta sofreu diante de algumas consequências da Prime Destionations, e é uma conspiração atrás da outra na medida em que você está lendo. Algo na implantação do chip-neural dá errado, e Callie consegue ouvir a Ender em seu pensamento sendo ela mesma (oi?). Callie tenta de tudo para impedir a Ender de se matar/fazer algo com o seu corpo, mas aos poucos ela vai se entregando porque entende o ponto de vista da nossa queria Ender.

Motivo Positivo #3: O Velho.
Certamente, como toda história, temos que ter o vilão. E vou te contar, ele não é um Voldemort ou Valentim da vida, mas eu adorei o personagem. Por mais que apareça muito pouco, a ideia é fantástica. Imagina um cara alto, provavelmente magro, sem cara e no lugar da sua cara, fosse multi-faces (mas como assim, ‘multi-faces’?). Vamos lá: digamos que seja um projetor de imagens, e ele pode se transformar em qualquer um, sacou a ideia? Pois é. Ele é o dono da Prime Destinations, e está por trás de toda a conspiração do livro, que eu não vou falar porque quero que vocês leiam.

Motivo Positivo #4: Romance e Conspiração.
A conspiração de Starters é super legal, porque no livro ninguém é o que aparenta ser. A autora vai jogando personagens e pra lá do finalzinho do livro ela faz umas reviravoltas que nem você desconfia, eu comi o livro em alguns dias porque é impossível parar de ler, de tão ágil que ele é. Sem falar que você fica louco da vida para ler o outro capítulo, e por aí já viu né. Dou Graças a Deus por existir autores assim. E quem não gosta de um lindo e bom romance adolescente? Eu gosto, mas em Starters é um pouco diferente. Quando um Ender aluga o corpo de um Starter ele tem algumas restrições. Uma delas é fazer sexo. Callie se apaixona por um garoto rico de sua idade quando o conhece numa balada (ou acha que se apaixona, porque ela gostava do seu amigo que deixou junto com o seu irmão, clichês). Tem umas passagens bem bonitas pelo livro, a cena do primeiro encontro é muito linda por sinal. Mas acontece que... A pessoa pela qual Callie se apaixona não é exatamente esse mar de rosas que aparenta ser, ele é... 
NÃO VOU FALAR PORQUE É SPOILER DE MAIS E ESTRAGA TUDO #oioioi.



Motivo Negativo #1: Batalhas.
O livro é incrível, e é rico em detalhes e a narração da personagem em primeira pessoa é ótima, mas eu senti falta daquelas brigas que duram capítulos e mais capítulos! As coisas em Starters acontecem MUITO rápido, você lê e de repente já é levado para outro ponto para dar continuidade, mas as ‘brigas’ que se passam no livro são, além de leves, bem pequenas. Mas deve ser o ponto do livro, porque acho a conspiração mais importante. Mas poxa... não custava nada dar aquele sangue que todo bom leitor gosta, não é?

Enfim, espero que tenham gostado e na medida do possível, serão umas duas resenhas por mês (creio eu, mas nunca se sabe). Então espero que leiam, e me digam o que acharam. E para os que já leram, qual a opinião de vocês? Loucos para o próximo livro que nem eu? o/

Ray | 4/5

2 comentários:

  1. Gostei muito de Starters, achei o livro bem interessante.
    Apenas o começo dele é bem confuso.
    E sim concordo com você as batalhas foram rápidas demais ._.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabs!

    Minha vontade de ler Starters é neutra. Os aspectos do livro não me atraem muito não, apesar de eu já ter passado por uma fase de almejá-lo como se não houvesse amanhã.

    Não sei se você sabe, mas adoro essa coluna, quatro contra um, e eis o motivo: ela me reacendeu o desejo de ler esse livro /o/

    Espero ter a oportunidade de realizar a leitura em breve :3

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!