sábado, 2 de fevereiro de 2013

Quatro Contra 1 #4 - Círculo Secreto: A Iniciação



"Quatro Contra Um" é uma coluna com a proposta de resenhar livros de uma forma descontraída.



A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.





Vamos lá ao primeiro Quatro Contra Um do mês. Primeiramente, queria pedir para quem for ler:  não compare com a série (RIP), pois, como sabem, o mesmo é dito para
Vampire Diaries, que é algo totalmente diferente de seus livros.Todo mundo sabe que a L.J. Smith é meio louquinha do juízo, certo? Certo. Vampiros e bruxas estão no currículo da gata, e como devem saber, além de Vampire Diaries temos Secret Circle , que tinha de tudo para ser uma explosão, mas vamos lá.



Motivo Negativo #1: Muito personagem para pouca história.
Alguns autores têm esse problema, de entupir a história com personagens e não sair merda alguma na história. Tudo bem que o livro tem 255 páginas e dá pra ler em um dia, mas qual o sentido de fazer algo legal e não ter uma boa história para contar? Não quero dizer que em Círculo Secreto não temos uma boa história de bruxaria, mas você contar 12 personagens - que deveriam ser principais, já que são membros do Círculo, e o livro está falando disso - sendo que no máximo 6 ou 7 são principais... É broxante. A principal mesmo é tão sem sal quanto Elena. Desculpa, mas é verdade. A história toda é envolta das caveiras de cristal, onde o Círculo - que Cassie parece ser a rejeitada da turma por saber a pouco tempo que é bruxa) - tenta encontrar para usar a magia que nele acerca. Enquanto uns querem manter distância, outros querem a caveira para obter poder (leia-se Faye).

Motivo Negativo #2: Ação.
Como havia falado, tem mais enrolation que tudo na vida. Uma boa parte do livro é Cassie em suas férias, onde misteriosamente encontra Adam, (membro do círculo, e adivinhem o que acontece...) onde ela o ajuda a escapar de uns caras. O mais engraçado é que a cidade onde Cassie estava era longe da cidade principal da história (fica numa ilha, só para você ter uma ideia), e justamente Adam estava lá, mas vai saber né? Adam estava à procura de uma das caveiras de cristal, mas é muita coincidência. A ação do livro, infelizmente, só ocorre bem lá para o final, que é  Faye amedrontando Cassie e a morte de alguém na escola.


Motivo Negativo #3: Livro de bruxaria sem bruxaria, hã?
Não, não é bem isso que vocês leram. Claro que há bruxaria no livro, se não eu iria jogá-lo fora, afinal sou fantasiado com isso. Acontece que há pouca bruxaria, o que me deixou um pouco para baixo. Tudo bem que não há varinhas. A bruxaria é usada por palavras mágicas rimadas (que lindinho né?), onde o bruxo deve imaginar o que quer e fazer uma rima (deve ser bem difícil em situações perigosas, não acham?). O maior problema é que não temos um vilão para usufruir dessa bruxaria. Creio eu que, por isso, o livro é bem ameno e sem muita ação, mas só acho.

Motivo Negativo #4: Quero mais, cadê?
Não, o livro não vai causar este sentimento de ‘quero mais’ em você. Apesar da leitura rápida que tive, houveram partes que me fizeram querer pular de um prédio de 7 andares, que nem O Despertar causou em mim. Claro que tem sempre as seus pontos legais, como, por exemplo, o ritual de iniciação (ápice da história, em minha opinião) e outras coisinhas que deixarei em segredo para quem estiver curioso a ler e discordar de mim. Temos muitas histórias do Círculo ainda para ler, e espero que assim, como em Vampire Diaries, melhore a cada sequência. O problema é que Secret Circle não fez/faz tanto sucesso assim. Por exemplo: até a autora da série passou a mesma para outra escritora, sabiam disso? Mas ainda tem seus fãs por aí (eu e o Gabe éramos/somos fã da falecida série).

Motivo Positivo #1: Rivalidade e suborno.

Os momentos bons do livro são os de Faye e Cassie. A bitch realmente detesta a principal da história, e com toda razão! Acontece que Cassie se apaixona por Adam, e Adam é namorado da Diana, sendo que Adam sente algo por Cassie (clichê). Então, em um certo e lindo dia, Faye flagra  Cassie com Adam, e no final do livro ela a suborna para roubar a caveira de cristal que está com Diana (Cassie é sua melhor amiga), para que Faye não conte sobre o que viu. Acontece que a nossa queridinha Faye vai muito além, ou irá (ainda não li o segundo livro).


Tá... Confesso que não foram muitos motivos bons, ambos negativos e um positivo, mas acontece que é questão do gosto de cada um. Uns podem achar o livro brilhante, outros não. Fiquei meio que com medo de escrever o primeiro Quatro Contra Um negativo, mas tinha que ressaltar que nem todos os livros são como pensamos. Mas não desanimem por conta da minha opinião! O livro em si não é tão ruim, aliás, é melhor que o começo de Vampire Diaries (livros). Desculpa a comparação, mas já que é da mesma autora... Enfim, espero que os próximos livros sejam melhores, já que é uma trilogia. 
PS.: Adoro passar a mão em cima da capa do livro, é muito bom *u*

Ray | 2/5

3 comentários:

  1. Oi, Ray!
    Nunca li nada da L.J., nem TSC nem TVD. Sou meio suspeita pra falar porque a LJ sempre mete algo no meio da história que fica ruim, tipo os Originais em TVD. Quando eles apareceram, abandonei a série. Tenho curiosidade de ler TSC porque também sou fascinada por bruxas, mas o livro tem tantas críticas negativas que bate um desânimo.

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li os livros de Vampire Diaries, mas sou uma grande fã da série de tv e com The Secret Circle foi parecido, gostava bastante do programa (até ser cancelado), mas nunca me interessei pelos livros, acho que só vou ler mesmo se aparecer uma oportunidade.

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, achei esse primeiro livro da série bem fraquinho, concordo em relação aos personagens, alguns você só sabe e nome e nada mais, a autora poderia trabalhá-los melhor. Foi uma pena ter o seriado cancelado, apesar de não ser aquelas coisas estava começando a melhorar :/

    Acho que os livros da série Diários do Vampiro nem são tão ruins assim, sei lá, eu gosto de toda a história (mesmo sendo diferente do seriado).

    Ainda não li o segundo livro, e nem sei quando pretendo ler. rs'

    Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!