sexta-feira, 15 de junho de 2012

RESENHA: Para Sempre

Nome: Para Sempre
Autores: Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Links: Skoob
Comparando preços: por R$15,75 no Walmart

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.



Confesso que comprei Para Sempre sem saber do que se tratava, mas tinha lido algumas resenhas positivas na época e fiquei animado com isso. Todas falavam que o livro era uma narrativa bonita sobre superação e um belo romance. Não mentiram, mas também não economizaram elogios. Porém, dias depois de compra-lo, um turbilhão de resenhas negativas foi aparecendo. Achei algumas maldosas, mas depois de ler o livro, vi que os resenhistas estavam apenas sendo sinceros.
Encarei-o como uma biografia e não como um romance, e acho que esse foi um dos meus erros. Biografia nunca foi um gênero com o qual eu me identificasse, e eu poderia ter curtido mais a leitura se tivesse lido com a ideia de um romance em minha cabeça.
Um dos muitos pontos negativos é a narrativa acelerada. Kim e Krickitt não detalharam os fatos, e alguns trechos chegaram a ser caricatos. Tornou-se algo previsível e repetitivo, do tipo que você vira a página já sabe o que esperar.
Já a religião é um dos pontos fortes do livro. Foi tratada sem estereótipos, servindo apenas de apoio para os personagens. Não sou uma pessoa religiosa e mesmo assim achei bonita a fé que foi retratada na história.


"- O cristianismo de Krickitt está no centro dela, Kim. É uma parte da alma dela. A alma não pode ser afetada por qualquer ferimento, porque é imortal. Sua fé sempre vai estar viva. Está viva agora."
Página 82.


O livro é pequeno, e suas 144 páginas podem ser lidas numa só tarde. A Novo Conceito arrasou na diagramação das páginas, e todas tem um cuidado especial. A capa também é linda e mostra os protagonistas da adaptação para o cinema. Certamente é uma armadilha para os leitores que julgam um livro pela capa.
Os autores souberam posicionar muito bem lições valiosas sobre superação e amor, mas não foi uma leitura da qual eu tenha gostado. 
Não é um livro que eu recomende, mas é uma questão de opinião. Alguns blogueiros adoraram a história, então aqui vai minha dica: leia outras resenhas e, se gostar delas, arrisque-se a comprá-lo. Só não tenha grandes expectativas, leia sabendo que é só um passatempo e não algo que você levará para o resto da vida, ou melhor, Para Sempre.


7 comentários:

  1. Eu gostei tanto desse livro <3 e da adaptação também, mesmo sendo bem diferente - e olha que eu sou mt chato com adaptações.
    Muita gente diz que esse livro é uma autobiografia, o que de fato n é mentira, lá estão sendo narrados fatos verdadeiros e contados pelas próprias pessoas participantes. E talvez o seu erro tenha sido comprar esperando uma coisa, sendo outra. De começo eu já sabia como seria, então n me decepcionei nem um pouco. E a parte da fé foi bem legal mesmo, está presente durante todo o livro.
    Abraço,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu odiei o livro, até me arrependo de comprar, apesar de ter dado pra minha prima depois, mas acho que faltou uma verdadeira história sabe?

    ResponderExcluir
  3. Li acho que algumas 5 resenhas desse livro que achei coincidentemente nos blogs que eu visitava todo dia e tal... Os únicos pontos negativos foram a narrativa, e alguns deixaram até isso passar, porque o escritor era iniciante e não tinha experiência alguma. Sua resenha foi ótima, mesmo sendo negativa, ainda estou com algumas esperanças quanto a ele... ^^

    @FamiliaVoraz

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabe!

    Gostei da resenha, sincera, porém explicativa. Andei lendo muitas resenhas negativas a respeito desse livro, o que é uma pena :\

    Mas e se a minha opinião for diferente, né?

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi, gostei bastante da resenha, resaltou todos os pontos positivos e negativos do livro... eu ganhei ele num sorteio e ainda nao li, mas realmente se for mais no estilo biografia acho q tb nao vou gostar muito nao.

    ResponderExcluir
  6. seguindoo

    http://addictsgaming.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da Resenha Gabe, e realmente é uma armadilha para quem compra o livro pela capa.
    Mas o livro me ensinou muita coisa, acredito que vai de cada um gostar ou não. Eu particulamente encontrei pouco romance entre eles dois. No filme o romance é bem mais especifico.

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!